A partir das 18h40 desta quarta-feira (13), a segunda super lua deste ano poderá ser observada pelo céu em Carmo do Rio Claro. Não esqueça de mandar a sua foto no grupo Climacarmo via WhatsApp.
O primeiro fenômeno do tipo aconteceu no mês passado. Para acompanhar, não será preciso usar nenhum equipamento profissional. Basta que as condições do céu estejam favoráveis, sem nuvens.
Previsão do tempo á noite
Não há previsão de nuvens ou de chuvas na noite de hoje. O céu deve estar em ótimas condições para se observar a super lua.
Por que acontece?
Devido às influências gravitacionais, a órbita da Lua ao redor da Terra — bem como as dos planetas ao redor do Sol — não é um círculo perfeito, mas sim uma elipse (uma espécie de oval). Por isso, ela se afasta e se aproxima de nosso planeta durante essa movimentação. O ponto em que fica mais distante é chamado de apogeu (a cerca de 400 mil km); o mais próximo, perigeu (a cerca de 360 mil km). O perigeu pode ocorrer em qualquer uma das fases; se coincide com a Lua Cheia, temos a tal superlua. Da mesma forma, uma Lua Cheia no apogeu pode ser chamada de "microlua".
Fonte: Climacarmo
Comments