top of page

Clima

Carmo

Foto do escritorFabrício Suzano

Mesmo com chuvas lago de furnas continua em queda

As chuvas de outubro, ajudaram o nível da represa de Furnas a subir mais de 7% entre 01/10 e 15/11. Mas novembro, está sendo um mês diferente. Hoje o nível se mantem em 21,15%.

A água das chuvas que caíram durante o mês de outubro de 2021, sobre a região do Sul de Minas, ajudou muito no nível do Lago de Furnas. O reservatório chegou ao nível mais baixo e crítico do ano de 2021 no dia 01/10, quando registrou 13,60% do seu volume útil total. Com as chuvas de intensidade volumosas que caíram, fazendo o reservatório fechar o mês acima dos 18%.


Novembro 2021


O impacto da chuva irregular e mal distribuída deste mês de novembro, fez com que o nível se mante-se e baixasse a cada dia. Episódios de chuvas volumosas, como ocorreu no mês de outubro, têm reflexos positivos no sistema energético. É preciso chover e muito onde estão os rios dos principais reservatórios e usinas. O que não foi visto neste mês de novembro. O maior nível de água no reservatório neste mês de novembro de 2021, foi registrado no dia 15/11 com 21,54% e o mais baixo foi de 18,88% no dia 01/11.


BOAS E MÁS NOTÍCIAS


São necessários muitos meses seguidos de chuva acima ou muito acima da média para que haja uma recuperação substancial dos principais reservatórios do país. A má notícia é que isso não deve ocorrer em dezembro. Durante a temporada chuvosa do final deste ano e do começo de 2022 haverá chuva dentro ou abaixo da média, entretanto nem toda a temporada terá precipitações abundantes. A tendência é de alguns períodos de chuva escassa e tempo mais seco.



Fonte: Climacarmo





51 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page